Algumas das dúvidas mais frequentes sobre conservação de alimentos, como funciona o processo de embalagem a vácuo, atmosfera modificada, entre outras dúvidas que você poderá conferir abaixo, caso tenha alguma dúvida que não esteja no FAQ, entre em contato comigo!.
Questões Gerais
1Porque a carne embalada a vácuo fica com uma tonalidade mais escura, e isso afeta a qualidade do produto?
O processo de embalagem a vácuo consiste na retirada de todo o ar presente na embalagem da carne. Com isso o alimento não entra em contato com o oxigênio, evitando o processo de bio-degradação. Exatamente devido à ausência de ar a carne embalada a vácuo apresenta uma coloração vermelho-escura.
2Como conservar a carne embalada a vácuo?
Até 30 dias, mantendo a embalagem lacrada e a uma temperatura de zero a sete graus. Após este período, a carne deverá ser consumida.
3Porque existe sangue na embalagem?
Porque, durante o processo de preparação, a carne solta parte de seu suco que se acumula na embalagem.
4Quando for comprar os produtos no supermercado o ideal é comprar a carne primeiro ou depois?
Deixe para comprar carne depois de ter finalizado suas compras, para ser o último produto a ser adquirido. Assim ele ficará menos tempo fora da refrigeração. Este procedimento você poderá adotar para todos os produtos perecíveis refrigerados.
5O que é irradiação de alimentos?
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos pois reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos (brotamento, maturação e envelhecimento), além de eliminar ou reduzir microrganismos, parasitas e pragas, sem causar qualquer prejuízo ao alimento, tornando-os também mais seguros ao consumidor.
Soluções em Embalagens
1O que é o processo de embalagem a vácuo?
O processo consiste na retirada do ar em volta de um produto alimentício e sua posterior selagem numa embalagem impermeável.
2Por que embalar a vácuo?
Basicamente para estender a vida útil de qualquer produto fresco perecível por 3 a 5 vezes o seu tempo normal de vida quando refrigerado.
3Como a vida útil do produto é estendida através da embalagem a vácuo?
A remoção do ar ao redor dos produtos inibe o crescimento de bactérias e fungos, porque estes e outros micro-organismos precisam de oxigênio para seu desenvolvimento. Na medida em que a maior parte do ar é retirada e a embalagem é selada, os níveis de oxigênio continuam a diminuir, ao passo que os níveis de dióxido de carbono passam a crescer. O ambiente rico em dióxido de carbono e pobre em oxigênio reduz significativamente o crescimento desses micro-organismos, permitindo uma extensão da vida útil dos alimentos.
4Os produtos embalados a vácuo ainda precisam ser refrigerados?
Sim. Alguns organismos são resistentes mesmo em altos níveis de dióxido de carbono, e sua atividade diminui em baixas temperaturas.
5Quem deve usar as embalagens a vácuo?
Qualquer um que compre, transporte, venda ou armazene comidas perecíveis.
6Quais são as vantagens da embalagem a vácuo?
1. Permite economia de dinheiro através de compras em grandes quantidades. Produtos como queijo, peixes, bacon, café, nozes, carnes processadas e outros alimentos podem ser comprados em grandes quantidades, com preços inferiores, e depois pré-embalados por um armazém central.
2. Redução do encolhimento de alguns produtos. Não há perda por mofo ou evaporação numa embalagem selada a vácuo, e, portanto o peso que for embalado será aquele de venda.[
3. Aumento da qualidade do produto. Carnes embaladas a vácuo e mantidas a temperaturas entre 0º e 1,6ºC não apresentam envelhecimento e perda de maciez.
4. Aumenta a eficiência na administração do tempo, pois os alimentos podem ser preparados com antecedência sem perda de seu frescor.
7O que significa "Atmosfera Modificada"?
Assim como outras técnicas de preservação de alimentos, o acondicionamento em atmosfera modificada foi descoberto ao acaso. No final do século XIX, o transporte marítimo de carcaças da Austrália para a Europa era feito sob refrigeração com gelo seco (dióxido de carbono sólido). Os múltiplos benefícios do arrefecimento com CO2 em relação ao arrefecimento convencional foram apenas observados, mas não traduzidos em conceitos tecnológicos.
8Quais os benefícios de se usar acondicionamento com Atmosfera Modificada (AM) ou Atmosfera Controlada (AC)?
São inúmeras as vantagens da aplicação de embalagens com atmosfera modificada, fazendo dessa tecnologia uma das mais apetecíveis do mercado mundial, aumento da vida útil do produto, que redunda em economia de produção, armazenamento e distribuição; possibilidade de comercialização de produtos de alta qualidade, onde se conserva a cor, aroma e a frescura dos alimentos; redução de perdas na distribuição; possibilidade de economia devido à redução de manuseamento e distribuição de produtos inadequados para venda; (Devoluções).
Manutenção
1Qual o prazo de garantia dos equipamentos?
Todos os equipamentos são comercializados com 12 meses de garantia.
2Existe algum programa de manutenção preventiva das máquinas?
Nos modelos da linha de termoformadoras automáticas, oferecemos pelo seu serviço de pós-venda o programa de manutenção preventiva, funciona pela agenda de visitas trimestrais que ajudam na detecção e prevenção de problemas e a avaliação de possíveis ajustes, este contato é fundamental para manter fluente a comunicação entre as áreas técnicas das empresas e os operadores com foco na interação e a atualização ajuda ao correto funcionamento do equipamento evitando erros comuns de operação e manutenção cometidos por falta de conhecimento específico sobre as particularidades deste tipo de equipamento, é amplamente recomendada a adesão ao programa.
3Como funciona o serviço técnico?
Nossos técnicos especializados estão sempre disponíveis para ir até sua fábrica. Antes da abertura do chamado técnico, certifique-se de ter visto a tabela de resolução de problemas do manual da sua máquina, se seguidas as orientações de manutenção especificadas o problema persistir, entre em contato com nosso setor técnico onde receberá orientações para detectar problemas simples, não encontrando a solução passamos a diagnosticar o problema e fazer a abertura do chamado técnico, após isso avaliam-se os custos (se aplicável) e agenda-se o deslocamento.